Mulheres são maioria dos atendimentos por exposição íntima, ofensas e conteúdos violentos na internet

Assuntos abordados

A SaferNet Brasil oferece um serviço de ajuda contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet, realizando atendimentos da chamada helpline por chat (chat.helpline.org.br) e por e-mail (formulário na página new.safernet.org.br/helpline). Os dados dos pedidos de ajuda em 2017 mostram o peso das múltiplas discriminações também nas violações na rede.

De acordo com o Dossiê Violência contra as Mulheres, as violências de gênero na internet não estão descoladas do ‘mundo real’ – também estão calcadas no desrespeito em relação às decisões das mulheres e em expectativas sobre o que seria um ‘comportamento feminino adequado’.

Guia oferece orientações sobre segurança digital para mulheres

Diante das múltiplas violações e violências que atingem as mulheres também na internet, além dos atendimentos realizados pela SaferNet, diferentes organizações têm se dedicado a produzir e compartilhar informações para fortalecer também a prevenção. É o caso da Guia prática de estratégias e táticas para a segurança digital feminista, que reúne informações sobre como se proteger da violência no espaço virtual, trazendo dicas para celulares, redes sociais e sobre como deixar arquivos e comunicações mais seguras.

Mais informações sobre esse assunto