Pesquisa DataSenado indica que as mulheres estão reconhecendo mais a violência doméstica e familiar

Assuntos abordados

A edição de 2017 da pesquisa DataSenado sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil revelou aumento no número de mulheres que declaram ter sofrido algum tipo de violência doméstica: o percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017. Houve crescimento também no percentual de mulheres que disseram conhecer alguma mulher que já sofreu violência doméstica ou familiar praticada por um homem: o índice saltou de 56%, em 2015, para 71%, em 2017. Considerando que esta é uma pesquisa de percepção, os dados indicam que as mulheres estão reconhecendo mais as situações de violências.

Chama atenção também as diferenças percentuais entre mulheres brancas e negras que relataram ter sofrido violência física e sexual – dado que, assim como diversos outros indicadores, reforçam a importância do reconhecimento do peso do racismo na violência contras as mulheres para formulação de políticas públicas mais eficazes.

Desde 2005, o DataSenado aplica, de dois em dois anos, pesquisa telefônica sobre o tema da violência doméstica contra a mulher. Em 2017, o Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, realizou a sétima edição da pesquisa. Nela, foram ouvidas 1.116 brasileiras.

Mais informações sobre esse assunto