[ RJ ] A cada 24 horas uma pessoa é vítima de LGBTfobia no estado

Assuntos abordados

Elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o Dossiê LGBT+ apresenta as primeiras estatísticas oficiais no âmbito da segurança pública de crimes motivados por LGBTfobia no estado do Rio de Janeiro.
Em 2017, 431 vítimas de violência motivada por LGBTfobia registraram ocorrência nas delegacias do estado. Uma grande dificuldade das estatísticas envolvendo a população LGBT+, no entanto, é a subnotificação de registros. Segundo o Dossiê, entre os fatores que podem fazer com que a vítima não realize o registro da violência sofrida, ou que ela não forneça elementos que a identifiquem como LGBT+, estão o medo de ser revitimizada pelos operadores de segurança e a crença de que a sua denúncia não será de fato registrada devido à inexistência de mecanismos legais que protejam a população LGBT+, entre outros.

O Dossiê LGBT+ utiliza como base o grupamento de crimes de violência contra a mulher, conforme delineado pela Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006): violência física; violência sexual; violência patrimonial; violência moral; e violência psicológica. Além disso, inclui em cada grupamento alguns delitos característicos dos crimes de LGBTfobia.

Mais informações sobre esse assunto