Sobre o Instituto Patrícia Galvão

Com 15 anos de atuação, o Instituto Patrícia Galvão é uma organização feminista de referência no campo dos direitos das mulheres e da comunicação.

Fundado em 2001, o Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos é uma organização social sem fins lucrativos que atua nos campos dos direitos das mulheres e da comunicação. Sua missão é contribuir para a qualificação do debate público sobre questões críticas para as mulheres no Brasil, a partir de produções de conteúdos, dossiês, sugestões de pautas e notícias junto à imprensa e mobilização de mídias sociais, além de realização de pesquisas de opinião, eventos e campanhas para fomentar a reflexão social e demandar respostas do Estado e/ou mudanças na sociedade e na mídia.

Com mais de 15 anos de atuação, o Instituto Patrícia Galvão é uma organização feminista de referência quando o tema em pauta se refere aos direitos das mulheres. Conheça algumas frentes de ação do Instituto:

– Realiza pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas acerca de um determinado fenômeno ou situação crítica que atinge as mulheres na sua condição de desigualdade de gênero.

– Produz matérias jornalísticas, pautas, informativos e publicações especiais impressas e online, disponibilizando dados e informações atualizados e confiáveis sobre temas relevante dos direitos das mulheres, como por exemplo: violência sexual contra mulheres, feminicídio, mulheres na política, representação da imagem da mulher na mídia e epidemia do zika vírus, .

– Produz dossiês especiais, elaborados com linguagem jornalística, contendo entrevistas e análises relevantes (de especialista de diferentes campos – operadores/as do Direito, gestoras/es, pesquisadoras/es e ativistas, entre outros), compilação e sistematização de dados, resultados de estudos, estatísticas sociodemográficas e pesquisas de opinião. Como exemplos recentes, lançou, em 2015,  o Dossiê Violência contra as Mulheres e, em 2016, o Dossiê Feminicídio.

– Sensibiliza e mobiliza profissionais de imprensa e da comunicação digital por meio da realização de eventos com especialistas em que são apresentados Dossiês contendo dados e informações atualizados sobre temas e emergências trabalhados pela instituição.

– Realiza eventos de debate e reflexão sobre temas críticos para as mulheres, como os Seminários Mulher e Mídia e o Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres.

– Realiza acompanhamento sistemático e análise da cobertura jornalística sobre os temas em destaque na agenda de prioridade da instituição. Por exemplo, violência contra as mulheres, mulheres na política, mulher e trabalho, epidemia zika e direitos das mulheres;

– Contribui para a qualificação dos debates sobre a conceituação, contextualização e características de questões relevantes dos direitos das mulheres a partir da disponibilização sistemática de dados, informações atualizadas, matérias jornalísticas e conteúdos no Portal da Agência Patrícia Galvão.

Equipe:

Diretora executiva
Jacira Vieira de Melo

Vice diretora executiva
Marilia Kayano

Coordenadora administrativa e financeira
Marilene Oliveira

Diretora de conteúdos e editora-chefe
Marisa Sanematsu

Editora executiva 
Débora Prado

Assistente de redação
Tainah Fernandes