Pesquisa
Pesquisa

Precisamos falar com os Homens? (ONU Mulheres/Papo de Homem, 2016)

Instituição/Orgão: / Âmbito: Ano:
Faça o Download da pesquisa completa

Sobre a naturalização de diferentes formas de violência

– Um terço (32,8%) das mulheres que participaram da pesquisa já sofreu pressão dos seus parceiros para fazer sexo, mesmo quando não estava a fim, enquanto que 16% dos homens admitiram terem insistido muito com suas parceiras para que o sexo acontecesse.

– 6% dos homens (cis) afirmaram já ter dado sacudidas, apertões ou empurrões na parceira, enquanto 13,6% das mulheres (cis) afirmaram já terem sofrido o mesmo ato de violência.

– 18,1% dos homens (cis) e 24,5% das mulheres (cis) já receberam e/ou deram (ou ambos) um tapa no rosto da parceira e parceiro.

– 8,3% dos homens (cis) afirmaram já ter cometido atos de controle (controlar onde o/a parceiro/a vai, o que veste, com quem se encontra, mexer no celular), enquanto que 18,3% das mulheres (cis) afirmaram já terem sofrido controle do parceiro.

Sobre a pesquisa

A pesquisa realizada pela ONU Mulheres e Portal Papo de homem foi concebida e realizada pela Questto|Nó Research em parceria com a Zooma Consumer Experience. O estudo foca as relações de gênero no Brasil, buscando descrever as percepções e perfis dos brasileiros, e se insere nas ações da campanha mundial He for She / Eles por Elas, iniciada pela ONU Mulheres em 2014.

A coleta de dados da pesquisa foi realizada online e captou respostas de forma ininterrupta ao longo de 45 dias, entre 29 de fevereiro e 16 abril de 2016. De acordo com a publicação, mais de vinte mil pessoas responderam o questionário – elaborado com perguntas abertas e fechadas ao longo de 4 meses pelas equipes da Zooma, Papo de Homem, O Boticário e ONU Mulheres, com a colaboração do professor da USP e pesquisador sobre gênero Gustavo Venturi.

A pesquisa quantitativa integra um projeto mais amplo que inclui também uma pesquisa qualitativa e a produção do documentário Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gêneros.