Fundado em 2001, o Instituto Patrícia Galvão é uma organização social sem fins lucrativos que atua de forma estratégica na articulação entre as demandas pelos direitos das mulheres e a visibilidade e o debate público sobre essas questões na mídia.
Para o Instituto, a mídia é um espaço estratégico de incidência social e política para qualificar os debates sobre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e equidade de gênero.
E por considerar que o jornalismo tem um papel fundamental na ampliação e no aprofundamento do debate sobre questões-chaves que afetam a vida e os direitos das mulheres brasileiras, o Instituto Patrícia Galvão tem construído canais de diálogo com diferentes interlocutores da área da comunicação, a fim de assegurar que a imprensa cumpra sua função na esfera pública: fiscalizar os poderes constituídos, explicar os fatos, informar sobre os direitos de cidadãs e cidadãos e promover o debate de ideias para provocar mudanças de atitudes e mentalidades. E tudo isso com uma abordagem que contemple os direitos das mulheres, em especial no âmbito das políticas públicas.
Conheça algumas frentes de ação do Instituto:
– Realiza pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas acerca de um determinado fenômeno ou situação crítica que atinge as mulheres na sua condição de desigualdade de gênero.
– Produz matérias jornalísticas, pautas, informativos e publicações especiais impressas e online, disponibilizando dados e informações atualizados e confiáveis sobre temas relevantes dos direitos das mulheres como, por exemplo: violência doméstica, feminicídio, violência sexual, participação das mulheres na política, representação da imagem das mulheres na mídia e o impacto da epidemia do zika vírus sobre as vidas das brasileiras.
– Produz dossiês e plataformas digitais especiais, elaborados com linguagem jornalística, contendo entrevistas e análises relevantes (de especialistas de diferentes campos – operadores/as do Direito, gestoras/es, pesquisadoras/es e ativistas, entre outros), compilações e sistematizações de dados, divulgação de resultados de estudos, estatísticas sociodemográficas e pesquisas de opinião. Como exemplos recentes, lançou esta plataforma em 2018; o Dossiê Feminicídio, em 2016; e o Dossiê Violência contra as Mulheres, em 2016.
– Sensibiliza e mobiliza profissionais de imprensa e da comunicação digital por meio da realização de eventos com especialistas em que são apresentados Dossiês contendo dados e informações atualizados sobre temas e emergências trabalhados pela instituição, além de sugestões de fontes e contatos.
– Realiza eventos de debate e reflexão sobre temas críticos para as mulheres, como os Seminários Mulher e Mídia e o Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres.
– Realiza acompanhamento sistemático e análise da cobertura jornalística sobre os temas em destaque na agenda de prioridades da instituição, como, por exemplo: violência contra as mulheres, mulheres na política, mulheres e trabalho, direitos sexuais e reprodutivos, racismo, lesbofobia e transfobia.
– Contribui para a qualificação dos debates sobre a conceituação, contextualização e características de questões relevantes dos direitos das mulheres a partir da disponibilização sistemática de dados, informações atualizadas, matérias jornalísticas e conteúdos no Portal da Agência Patrícia Galvão.