Informações da saúde ajudam a entender o contexto dos estupros no Brasil

Assuntos abordados

Na sua edição de 2018, o Atlas da Violência realizou pela primeira vez uma análise sobre a violência sexual contra meninas e mulheres que aponta que, em cinco anos, o número de registros de estupro no sistema de saúde dobrou. A pesquisa avaliou dados da Segurança Pública, que registraram 49.497 casos de estupro registrados pela polícia em 2016, e também dados do Sistema Único de Saúde, que contabilizou 22.918 notificações de estupro no mesmo ano.

Apesar dos casos  notificados pela saúde representarem aproximadamente a metade dos casos registrados pela polícia, o Atlas destaca a importância dessa fonte de informação, explicando que o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) traz informações não apenas das vítimas, mas de sua relação com perpetradores e outras características situacionais.

Com base nesses dados, sabemos que as múltiplas desigualdades construídas socialmente – como as de raça e idade e as que atingem pessoas com deficiência – têm impacto na vitimização.

Mais informações sobre esse assunto