Posse e porte de armas (Datafolha, 2019)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

A rejeição à posse de armas é majoritária em todos os segmentos da sociedade, com exceção dos mais ricos, o índice é mais alto entre as mulheres (75%) do que entre os homens (57%) e diminui conforme aumenta o grau de instrução (72% entre os menos instruídos ante 63% entre os mais instruídos) e a renda familiar mensal do entrevistado (73% entre os mais pobres ante 46% entre os mais ricos). Por outro lado, o índice de apoio à posse de armas é mais alto entre os homens (41%), entre os moradores da região Sul (42%) e entre os mais ricos (54%).

Sete em cada dez (70%) brasileiros adultos rejeitam o projeto do presidente Jair Bolsonaro de facilitar o porte de armas – entre as mulheres o índice sobe para 78% -, 28% aprovam o projeto, 1% é indiferente e 2% não opinaram.

Entre os que são favoráveis, destacam-se os segmentos: homens (37%), moradores da região Sul (38%) e mais ricos (46%).

Estes são dados da pesquisa Posse e porte de armas, realizada pelo Datafolha entre os dias 04 e 05 de julho de 2019. O levantamento contou com 2.086 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro máxima no total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Saiba mais sobre a pesquisa