O impacto da desinformação e da violência política na internet contra jornalistas, comunicadoras e lgbt+ (Gênero e Número/Repórteres sem Fronteiras, 2022)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

41,9% das mulheres já sofreram violência online devido à sua profissão

Para 45% a violência online impacta a vida pessoal

Para 85,6% a naturalização dos ataques aos jornalistas é um efeito da desinformação

86% perceberam aumento da desinformação desde que Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República

Estes são dados da pesquisa O impacto da desinformação e da violência política na internet contra jornalistas, comunicadoras e lgbt+, realizada pela Gênero e Número e o Repórteres sem Fronteiras, em 2022. Desinformação, violência online contra jornalistas, proteção e plataformas são alguns dos tópicos tratados no estudo. Além disso, há um tópico com recomendações sobre os temas.

O perfil dos 237 participantes do levantamento foi de profissionais com ensino superior completo e pós-graduação, atuando há mais de dez anos na profissão. A faixa etária média é de 33 anos. A maioria (43%) se autoidentifica
como mulher cisgênero, branca e sem filhos. 63% com orientação heterossexual e 65,6% mulheres brancas. A pesquisa reuniu dados em meio ao universo da população de jornalistas de todas as regiões do Brasil, mais especificamente entre aqueles que dispõem de algum equipamento digital com acesso à internet, configurando uma amostra não probabilística com viés de conveniência.

 

Saiba mais sobre a pesquisa