Percepção Social sobre Mulheres Defensoras de Direitos Humanos (ONU Mulheres/ Ipsos, 2022)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

A igualdade de direitos entre homens e mulheres foi reconhecida na concordância com a frase “homens e mulheres devem ter salários iguais quando exercem as mesmas funções” (96%).

O apoio à igualdade também foi manifestado por 83% que discordam da afirmativa “Prefiro que cargos políticos, como presidente, governador, prefeito, deputado, sejam comandados por homens” e por 82% que discordam da ideia de que “as mulheres não devem a mesma liberdade que os homens”.

Não foram observadas diferenças significativas nos recortes demográficos, exceto para a essa última pergunta – sobre a liberdade das mulheres – em relação à qual houve maior concordância entre pessoas de 60 anos ou mais de idade (22%), classe DE (23%) e ensino fundamental (25%).

São dados da pesquisa Percepção Social sobre Mulheres Defensoras de Direitos Humanos, realizada pela ONU Mulheres e Instituto Ipsos, em 2022.

A pesquisa tem o objetivo de compreender a percepção da população brasileira sobre os direitos humanos, as pessoas que os defendem e se a desigualdade de gênero afeta essa percepção. O levantamento foi realizado em 2021 em cinco regiões do Brasil e contou com 1,2 mil entrevistadas e entrevistados de diferentes religiões, idades, raças e classes sociais.

Saiba mais sobre a pesquisa