Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas (DATA SIM, 2019)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

Assédio sexual 

49% das respostas apontaram assédio sexual como a principal dificuldade enfrentada 

Assédio Moral

Assédio moral é ainda o mais citado, sendo apontado por 47% das menções como a principal dificuldade e, em 35% das respostas, como segunda principal dificuldade.

Sobrecarga de trabalho

Sobrecarga por conta da responsabilidade com filhos/trabalho doméstico aparece em primeiro lugar, com 60% das menções como principal dificuldade e 21,8% das menções como segunda principal dificuldade 

Sobre a pesquisa:

Realizada pelo DATA SIM entre 23 de março e 19 de agosto de 2019, a pesquisa online “Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas” teve 94 questões e ramificações de página aplicadas aos diversos perfis profissionais. Foram coletadas 612 respostas completas e 1446 respostas ao total (base de respostas para cada questão pode variar em função da ramificação de páginas e de acordo com as trilhas dos diversos perfis profissionais previstos pela pesquisa). A pesquisa foi inspirada e compatibilizada com a pesquisa norte-americana “Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities” do Berklee College of Music e Women in Music (WIM), que investigou a presença feminina no mercado musical dos EUA.

 

Saiba mais sobre a pesquisa