Feminismo e violência contra a mulher (Datafolha, 2019)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

90% da população brasileira acredita que a violência contra a mulher aumentou no último ano

– Nove em cada dez brasileiros concordam totalmente (81%) ou em parte (9%) que a violência contra a mulher aumentou no último ano, e 8% discordam. O nível de concordância é elevado tanto entre homens (88%) quanto entre mulheres (93%), e mantém percentuais altos em todos os segmentos.

Sobre a legislação que protege as mulheres

– 56% discordam que “as leis no Brasil são adequadas para proteger as mulheres”, divididos entre quem discorda totalmente (39%) e quem discorda em parte (17%). Parte significativa da população (43%), porém, concorda que o Brasil tem leis adequadas para proteger as mulheres, sendo que 26% concordam totalmente com a afirmação, e 16%, em parte;

– Entre as mulheres, 60% não concordam que o país tenha leis adequadas para protegê-las, índice que cai para 52% entre os homens;

– Na parcela da população que estudou até o ensino fundamental, 57% concordam que a legislação seja adequada. Esse índice cai para 37% no estrato com nível médio de ensino, e para 31% entre quem estudou até o ensino superior. O mesmo ocorre com a análise por renda, com os mais pobres apresentando maior taxa de concordância (46%) do que os mais ricos (38% na faixa de renda familiar de 5 a 10 salários, e 35% entre quem tem renda superior a esse valor).

Sobre feminismo

– 38% das mulheres com 16 anos ou mais se considera feminista no Brasil, e 56% rejeitam se associar ao feminismo, com os demais 6% sem opinião sobre o assunto. As mais jovens se identificam mais como feministas (47%), e as mulheres de 35 a 44 anos, menos (30%);

– Entre as mulheres que aprovam o governo Bolsonaro, 29% se associam ao feminismo, ante 37% na parcela que avalia sua gestão como regular, e 48% entre quem o desaprova.

– Na parcela de evangélicas da população, 32% se definem como feministas, ante 40% entre católicas e 57% entre mulheres que não têm religião;

– Entre mulheres de cor preta, 47% são feministas, índice que fica em 37% entre pardas e 36% entre brancas;

– 45% acreditam que o feminismo traz mais benefícios para as mulheres, e 41% atribuem mais prejuízos. Há ainda 3% de indiferentes ao tema e 11% que preferiram não opinar.

– Entre os homens, 48% veem o feminismo como mais benéfico para as mulheres, índice que fica em 43% entre as mulheres.

– 30% dos homens no Brasil pretende, a partir da flexibilização das regras para ter acesso a armas, comprar uma para se defender, e neste grupo o índice dos que não apoiam o feminismo sobe 47%, ante 44% que declaram apoio.

Sobre mulheres na política

– Pelo que sabem ou ouviram falar, a maioria (69%) dos brasileiros avalia que o espaço ocupado pelas mulheres na política é insuficiente. Para os demais, é suficiente (20%) ou mais do que suficiente (9%), e há 3% que não opinaram.

Sobre a pesquisa

De 02 a 03 de abril de 2019, o Datafolha entrevistou 2086 pessoas com 16 anos ou mais, em 130 municípios brasileiros. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Saiba mais sobre a pesquisa