Exame/IDEIA: Especial Jovens (Exame/ Instituto IDEIA, 2022)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

53% das jovens brasileiras entre 16 e 24 anos são favoráveis à descriminalização do aborto, enquanto 42% são contra. Outras 5% não souberam responder. Entre os homens, a situação se inverte, e a maioria se disse contrária à descriminalização.

Os jovens evangélicos são majoritariamente contra a descriminalização (57% contra, 37% a favor). Entre os católicos, a opinião está dividida, enquanto a pauta tem apoio majoritário entre quem disse ter outras religiões ou não ter religião alguma.

A visão favorável também é maior entre jovens cujos lares têm renda de mais de seis salários mínimos (53% a favor e 39% contra), ao passo que está dividida em outras faixas de renda.

Os respondentes que avaliaram o governo federal como ótimo ou bom rejeitam mais a pauta do aborto (64% são contra). A situação se inverte com os jovens que avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo (57% são a favor da descriminalização do aborto e só 38% são contrários) e entre quem disse não saber avaliar o governo.

Estes são dados da pesquisa realizada via telefone pela revista Exame e o Instituto especializado em opinião pública IDEIA, com 1000 homens e mulheres residentes no Brasil, com idade igual ou superior a 16 anos e até 24 anos, no período de 4 a 13 de abril de 2022.

 

 

Saiba mais sobre a pesquisa