Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira (Oxfam Brasil/ Instituto Alziras, 2022)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
/
Ano

As candidaturas negras para prefeitura passaram de 32,5% em 2016 para 35,2% em 2020, enquanto os homens corresponderam a 30,8% desse total, as mulheres negras foram apenas 4,8%.

Em 2020, para cada prefeita negra eleita foram eleitos 15 prefeitos brancos, 7 prefeitos negros e 2 prefeitas brancas.

As mulheres brancas são 8,7% das candidatas e 8,1% das eleitas, as mulheres negras são 4,8% das candidatas e 3,9% das eleitas.

As mulheres representam menos de 20% das candidaturas à prefeitura em quase todos os partidos.

Estes são dados do relatório Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira, realizado pela Oxfam Brasil e Instituto Alziras, em 2022.

O relatório foi produzido pela Oxfam Brasil e o Instituto Alziras, traça uma análise comparativa do perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder executivo e legislativo municipal com recorte de gênero e raça entre 2016 e 2020, levando em conta  escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da ampliação recorde da presença de mulheres, pessoas negras, LGBT+ e indígenas nas câmaras municipais nas últimas eleições de 2020, a representação de gênero e raça na política brasileira ainda tem um longo caminho pela frente.

 

 

Saiba mais sobre a pesquisa