Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade (Instituto Patrícia Galvão/Locomotiva, 2021)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

Do momento em que saem de casa até retornarem, as mulheres brasileiras são percebidas como o grupo mais vulnerável a sofrer uma violência durante esse percurso e também são as que declaram sentir muito medo. E a experiência confirma a razão da insegurança: 69% das mulheres já foram alvo de olhares insistentes e cantadas inconvenientes ao se deslocarem pela cidade, 35% já sofreram importunação/assédio sexual e 67% das mulheres negras relataram ter passado por situações de racismo quando estavam a péE a pandemia de Covid-19 trouxe outros impactos: além do medo de contrair o vírus, 77% das mulheres disseram sentir mais medo de sair de casa.

O gênero como fator de vulnerabilidade nos deslocamentos urbanos

As pessoas que circulam pela cidade sentem-se seguras? A pesquisa Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade*, realizada pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, com apoio da ONU Mulheres e Uber, revela uma sensação geral de insegurança durante os deslocamentos urbanos. Apenas 16% das mulheres e homens que circulam pela cidade utilizando as mais diversas modalidades de transporte sentem-se plenamente seguros.

A pesquisa Percepções sobre segurança das mulheres nos deslocamentos pela cidade foi realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Uber e apoio técnico e institucional da ONU Mulheres. Participaram do estudo online 2.017 pessoas (1.194 mulheres e 823 homens), com 18 anos de idade ou mais, entre 30 de julho e 10 de agosto de 2021. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Saiba mais sobre a pesquisa