8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2014)

Instituição/Órgão
Âmbito
/
Ano

Um estupro a cada 10 minutos no Brasil, aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública

No Brasil, foram registrados 50.320 estupros em 2013, uma média de quase seis a cada hora, um a cada 10 minutos. No mesmo ano, também foram registradas 5.931 tentativas de estupro.

Sobre o Anuário

“A 8ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em novembro de 2014, apresenta dados e estatísticas sobre diversos tipos de crime, gastos com segurança pública, população carcerária, efetivo das polícias e sistema socioeducativo. O Anuário traz também os resultados de interessantes indicadores sobre a confiança no sistema de justiça e sobre a percepção do cumprimento da lei no país, além de uma pesquisa sobre a produção legislativa do Congresso Nacional brasileiro quanto aos assuntos relacionados à segurança pública. A partir dos diferentes dados apresentados e no contexto da definição internacional da agenda de desenvolvimento pós-2015, é também proposta uma meta nacional para a redução dos homicídios no país.”

Saiba mais: Um estupro a cada 10 minutos no Brasil, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Portal Compromisso e Atitude, 12/11/2014)

Acesse o Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Um estupro a cada 4 minutos?

O Brasil registrou 50.320 estupros em 2013, uma média de quase seis a cada hora, um a cada 10 minutos.

“Segundo pesquisas internacionais, apenas 35% das vítimas de estupro costumam denunciar o crime à Polícia. Isso significa que é possível que no Brasil tenham sido cometidos 143 mil estupros em 2013, de acordo com estimativas do Anuário, o que elevaria o número de estupros para um a cada 4 minutos.”

um-estupro-a-cada-4-min

Ranking de estupros e tentativas de estupro por UF

Roraima foi o Estado com a maior taxa de estupros para cada 100 mil habitantes (66,4), seguido pelo Mato Grosso do Sul (48,7), e por Rondônia (48,1).

A menor taxa foi registrada em Goiás (6,8).

crimes-contra-liberdade-sexual

 

Saiba mais sobre a pesquisa