8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2014)
- Instituição/Órgão
- Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
- Âmbito
- estadual / nacional
- Ano
- 2014
Um estupro a cada 10 minutos no Brasil, aponta o Anuário Brasileiro de Segurança Pública
No Brasil, foram registrados 50.320 estupros em 2013, uma média de quase seis a cada hora, um a cada 10 minutos. No mesmo ano, também foram registradas 5.931 tentativas de estupro.
Sobre o Anuário
“A 8ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em novembro de 2014, apresenta dados e estatísticas sobre diversos tipos de crime, gastos com segurança pública, população carcerária, efetivo das polícias e sistema socioeducativo. O Anuário traz também os resultados de interessantes indicadores sobre a confiança no sistema de justiça e sobre a percepção do cumprimento da lei no país, além de uma pesquisa sobre a produção legislativa do Congresso Nacional brasileiro quanto aos assuntos relacionados à segurança pública. A partir dos diferentes dados apresentados e no contexto da definição internacional da agenda de desenvolvimento pós-2015, é também proposta uma meta nacional para a redução dos homicídios no país.”
Um estupro a cada 4 minutos?
O Brasil registrou 50.320 estupros em 2013, uma média de quase seis a cada hora, um a cada 10 minutos.
“Segundo pesquisas internacionais, apenas 35% das vítimas de estupro costumam denunciar o crime à Polícia. Isso significa que é possível que no Brasil tenham sido cometidos 143 mil estupros em 2013, de acordo com estimativas do Anuário, o que elevaria o número de estupros para um a cada 4 minutos.”
Ranking de estupros e tentativas de estupro por UF
Roraima foi o Estado com a maior taxa de estupros para cada 100 mil habitantes (66,4), seguido pelo Mato Grosso do Sul (48,7), e por Rondônia (48,1).
A menor taxa foi registrada em Goiás (6,8).