Pesquisa
Pesquisa

Mapa da Violência 2013 – Mortes Matadas por Arma de Fogo (Cebela/Flacso, 2013)

Instituição/Orgão: / Âmbito: / Ano:
Faça o Download da pesquisa completa

Morrem 9 homens para cada mulher assassinada por arma de fogo

Segundo o estudo, a vitimização do sexo masculino é extremamente elevada nas mortes por arma de fogo: 93,9%, contra 6,1% de mulheres.

Estados em que mais se matam mulheres com arma de fogo

O Espírito Santo registra os níveis mais elevados de vítimas de armas de fogo do sexo feminino, seguido de perto por Alagoas.

mans-fem-armas-de-fogo

Alagoas é o Estado onde mais se matam negros com arma de fogo

As taxas óbitos por arma de fogo constatadas pelo estudo foram de 11,5 para cada 100 mil brancos e de 26,8 para cada 100 mil negros.

Isso significa que a vitimização negra foi de 133%, isto é, 133% mais negros que brancos morrem vítimas de arma de fogo.

branco-negro-armas-de-fogo

Coordenado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, o estudo realizado pelo Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos) e Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) baseia-se nas informações do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e traz dados com recortes por sexo e raça/cor das vítimas de homicídio provocado por arma de fogo.

Sobre a pesquisa

O estudo esclarece que, pela legislação vigente no Brasil, nenhum sepultamento pode ser feito sem a certidão de registro de óbito correspondente. Esse registro deve ser feito à vista de Declaração de Óbito, expedida por médico ou, na falta de médico na localidade, por duas pessoas qualificadas que tenham presenciado ou constatado a morte.

A Declaração normalmente fornece dados de idade, sexo, estado civil, profissão, naturalidade e local de residência. O registro do óbito deve ser feito “no lugar do falecimento”, isto é, onde ocorreu a morte, sendo exigida também que conste a causa da morte. “Dentre as causas de óbito estabelecidas pelo CID-10 interessam ao presente estudo as mortes por armas de fogo. Trata-se de todos aqueles óbitos acidentais, por agressão intencional de terceiros (homicídios), autoprovocadas intencionalmente (suicídios) ou de intencionalidade desconhecida, cuja característica comum foi a morte causada por uma arma de fogo”.

Saiba mais no site do Mapa da Violência

Veja também: Mapa da Violência 2013 – Espírito Santo registra os níveis mais elevados de vítimas de armas de fogo do sexo feminino, seguido de perto por Alagoas e Paraíba (Portal Compromisso e Atitude, 07/03/2013)