O Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), registrou 364.627 atendimentos de janeiro a junho de 2015, o que representa uma média de 60.771 atendimentos por mês, ou 2.025 ao dia.
Do total de atendimentos realizados no 1º semestre de 2015:
– 46% resultaram em encaminhamentos para outros serviços de teleatendimento, como o 190 da Polícia Militar, o 197 da Polícia Civil e o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR);
– 35% corresponderam à prestação de informações (principalmente sobre a Lei Maria da Penha);
– 10% resultaram em encaminhamentos para serviços especializados; e
– 9% (que representam 32.248 atendimentos) foram relatos de violência contra a mulher.
O mito da dependência econômica
Nos casos de violência relatados ao Ligue 180 de janeiro a junho de 2015, 64,5% das mulheres em situação de violência não dependiam financeiramente do agressor, o que derruba o senso comum de que a dependência financeira é a principal explicação para a permanência da mulher em relações marcadas pela violência. O dado serve de alerta para que se busque compreender a violência contra as mulheres como um fenômeno complexo, que envolve uma ampla gama de fatores socioculturais.
Desde sua criação em 2005, o Ligue 180 já registrou 4.488.644 atendimentos.
Sobre o serviço
O Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher é um serviço de utilidade pública, gratuito e confidencial, administrado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). O Ligue 180 recebe e encaminha denúncias de violência e reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher, orienta sobre os direitos das mulheres e a legislação vigente, além de direcionar o atendimento a outros serviços, quando necessário.
A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA/São Francisco, França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela). Desde março de 2014 o Ligue 180 atua como disque-denúncia, com capacidade de envio de denúncias para a Segurança Pública com cópia para o Ministério Público de cada Estado.
Leia mais sobre o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher no site da SPM-PR
Acesse a divulgação: SPM divulga balanço da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 (SPM – 07/08/2015)