Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Instituto de Pesquisa DataSenado/Observatório da Mulher contra a Violência, 2021)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

A violência sofrida por mulheres conhecidas pelas brasileiras é principalmente física (79%), seguida por psicológica (58%), moral (48%), patrimonial (25%) e sexual (22%), segundo  os dados da 9º edição da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher , realizada a cada dois anos desde 2005 pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV).

O estudo tem como objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país. A primeira edição do levantamento serviu de subsídio para a formulação da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.

A pesquisa foi realizada dos dias 14 outubro a 5 de novembro de 2021, 3.000 brasileiras de 16 anos ou mais foram entrevistadas por telefone, em amostra representativa da opinião da população feminina brasileira.

Saiba mais sobre a pesquisa