Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19 (FBSP, 2020)

Instituição/Órgão
Âmbito
/
Ano

Registros de boletins de ocorrência apresentaram queda nos primeiros dias de isolamento social nos crimes de caráter doméstico contra as mulheres.

Os registros oficiais corroboram o levantamento virtual, que mostra um aumento de 431% nos relatos de brigas entre vizinhos no Twitter, entre fevereiro e abril de 2020, no universo de 52 mil menções contendo algum indicativo de briga entre casais vizinhos realizadas entre fevereiro e abril.

A filtragem com foco apenas nas mensagens que indicavam a ocorrência de violência doméstica resultaram 5.583 menções: 25% do total de relatos de brigas de casal foram feitos às sextas-feiras, 53% dos relatos foram publicados à noite ou na madrugada, entre 20h e 3h e 67% dos relatos foram de mulheres.

Estes são alguns dos resultados apresentados na nota técnica Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19, de abril de 2020,  realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O documento aponta algumas das consequências para a vida das mulheres que já viviam em situação de violência doméstica, e que no regime de isolamento necessário no período da pandemia ficaram sem lugar seguro, sendo obrigadas a permanecer mais tempo no próprio lar junto a seu agressor, muitas vezes em habitações precárias, com os filhos e vendo sua renda diminuída.

 

 

Saiba mais sobre a pesquisa