Percepções Globais Equivocadas sobre Igualdade e a Necessidade de Pressionar por Progresso (Ipsos, 2018)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

Sobre a violência contra as mulheres

– “Qual o problema mais importante que as mulheres enfrentam?” Em termos globais, o assédio sexual aparece em primeiro lugar, com 32%; em seguida vêm violência sexual (28%) e violência física (21%).

– No Brasil, a violência sexual é o principal problema para as mulheres (47%), seguida por assédio sexual (38%) e violência física (28%). São mencionados também: abuso doméstico (19%), sexualização de mulheres e meninas na mídia (18%), estereótipos de gênero (7%), abuso nas redes sociais (6%) e acesso a serviços de planejamento familiar – contracepção e aborto (4%).

Para entender o quanto a percepção sobre o problema reflete a realidade, a Ipsos comparou resultados da pesquisa com números oficiais. As entrevistadas do Brasil acham que 59% das mulheres do país já foram vítimas de violência física ou sexual por um companheiro ou ex-companheiro em algum momento de suas vidas. Os entrevistados (homens) acham que esse número é de 50%. Mas os dados oficiais indicam que o número é de 31%. “Há uma superestimativa desse dado. Por um lado, existe a extrema preocupação com o tema, o que contribui com uma percepção mais negativa. Mas por outro, sabemos que nem sempre os casos são denunciados, o que pode levar também a um número oficial abaixo da realidade”, comenta Narayana Andraus, gerente da Ipsos.

– Os dados obtidos pela pesquisa também apontam para uma sensação de impunidade por parte das mulheres, o que intensifica seu medo: 61% das entrevistadas acreditam que os relatos de assédio sexual são ignorados.

Sobre a pesquisa

Outros temas abordados na pesquisa Global Misperceptions of Equality and the Need to Press for Progress são: pagamento igualitário, igualdade econômica entre homens e mulheres, participação de mulheres em cargos políticos e de decisão em corporações, feminismo e atitudes para promover a igualdade

De 26 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, a Ipsos entrevistou quase 20 mil pessoas, entre homens e mulheres, em 27 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Grã-Bretanha, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia e Turquia.

A margem de erro para o Brasil é 3,2 pontos percentuais.

Saiba mais: Global @dvisor: Maiores problemas enfrentados pelas mulheres (Ipsos, 08/03/2018)

Saiba mais sobre a pesquisa