Percepções dos Homens sobre a Violência Doméstica contra a Mulher (Data Popular/Instituto Avon, 2013)
- Instituição/Órgão
- Data Popular / Instituto Avon
- Âmbito
- nacional
- Ano
- 2013
Sobre a violência doméstica
– 41% dos entrevistados – homens e mulheres – conhecem pelo menos um homem que já foi violento com a parceira; mas apenas 16% dos homens admitem ter sido violentos com a atual ou a ex-companheira e 12% reconhecem que praticaram violência com a companheira atual.
– 56% dos homens admitem já ter praticado alguma forma de violência contra a mulher, como: xingar (53%), empurrar (19%), ameaçar com palavras (9%), dar um tapa (8%), impedir de sair de casa (7%), arremessar um objeto durante uma briga (6%), humilhar em público (5%), dar um soco (4%), obrigar a fazer sexo sem vontade (2%) e ameaçar com alguma arma (1%).
– 92% dos homens é favorável à Lei Maria da Penha; 82% acham que a Lei pode contribuir para reduzir a violência doméstica contra a mulher; contudo, 37% acham que, por causa da Lei Maria da Penha, as mulheres os desrespeitam mais.
– Apenas 28% consideram que recorrer à polícia é a primeira coisa que a mulher deve fazer se o marido cometer uma violência: como alternativa, 36% acham que ela deve conversar com ele e 23%, que ela deve se separar dele.
– 85% dos homens consideram inaceitável que uma mulher fique bêbada; 69%, que ela saia com amigas ou amigos sem o marido; e 46%, que ela use roupas justas e decotadas.
Sobre a pesquisa
A pesquisa Percepções dos Homens sobre a Violência Doméstica contra a Mulher foi realizada entre agosto e setembro de 2013, e incluiu duas etapas, uma quantitativa – com entrevistas em profundidade com 995 homens e 505 mulheres de 16 anos ou mais, em 50 municípios das cinco regiões brasileiras – e uma qualitativa, em que participaram 13 especialistas no tema da violência doméstica contra mulheres e seis homens autores de violência.”
Práticas violentas admitidas pelos homens
Condutas que os homens consideram inaceitáveis
A responsável pelo sucesso do casamento é a culpada pelo fracasso
É crime mas deve ser resolvido em casa