Percepções dos Homens sobre a Violência Doméstica contra a Mulher (Data Popular/Instituto Avon, 2013)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

Sobre a violência doméstica

– 41% dos entrevistados – homens e mulheres – conhecem pelo menos um homem que já foi violento com a parceira; mas apenas 16% dos homens admitem ter sido violentos com a atual ou a ex-companheira e 12% reconhecem que praticaram violência com a companheira atual.

– 56% dos homens admitem já ter praticado alguma forma de violência contra a mulher, como: xingar (53%), empurrar (19%), ameaçar com palavras (9%), dar um tapa (8%), impedir de sair de casa (7%), arremessar um objeto durante uma briga (6%), humilhar em público (5%), dar um soco (4%), obrigar a fazer sexo sem vontade (2%) e ameaçar com alguma arma (1%).

– 92% dos homens é favorável à Lei Maria da Penha; 82% acham que a Lei pode contribuir para reduzir a violência doméstica contra a mulher; contudo, 37% acham que, por causa da Lei Maria da Penha, as mulheres os desrespeitam mais.

– Apenas 28% consideram que recorrer à polícia é a primeira coisa que a mulher deve fazer se o marido cometer uma violência: como alternativa, 36% acham que ela deve conversar com ele e 23%, que ela deve se separar dele.

– 85% dos homens consideram inaceitável que uma mulher fique bêbada; 69%, que ela saia com amigas ou amigos sem o marido; e 46%, que ela use roupas justas e decotadas.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Percepções dos Homens sobre a Violência Doméstica contra a Mulher foi realizada entre agosto e setembro de 2013, e incluiu duas etapas, uma quantitativa – com entrevistas em profundidade com 995 homens e 505 mulheres de 16 anos ou mais, em 50 municípios das cinco regiões brasileiras – e uma qualitativa, em que participaram 13 especialistas no tema da violência doméstica contra mulheres e seis homens autores de violência.”

Veja mais: Instituto Avon divulga pesquisa inédita sobre a percepção dos homens acerca da violência doméstica contra as mulheres (29/11/2013)

Práticas violentas admitidas pelos homens

Condutas que os homens consideram inaceitáveis

 

 

Pesquisa Avon_conduta inaceitável | Create infographics

A responsável pelo sucesso do casamento é a culpada pelo fracasso

Pesquisa avon_casamento | Create infographics

É crime mas deve ser resolvido em casa

 

Pesquisa Avon_Lei Maria da Penha | Create infographics
Saiba mais sobre a pesquisa