Mortalidade materna: causas e caminhos para o enfrentamento (IEPS – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, 2023)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

Cerca de 90% das mortes maternas são evitáveis. Por essa razão, a mortalidade materna é considerada um dos maiores problemas da saúde pública brasileira e uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres.

Cinco causas para o aumento da mortalidade materna no país, especialmente nos últimos três anos:

Causa 1: A pandemia de Covid-19 foi diretamente responsável pela morte de gestantes e contribuiu para que muitas outras não tivessem acesso aos serviços de saúde.

Causa 2: Historicamente, o número de mulheres brasileiras que não realizam pré-natal adequado é alto.

Causa 3: Até 2022, a Rede de Atenção à Saúde Materno-infantil não foi suficiente para resolver barreiras de acesso aos serviços e reduzir iniquidades geradas por determinantes sociais da saúde.

Causa 4: Dados de saúde relacionados à mortalidade materna são imprecisos e mal investigados/monitorados: há subnotificação, sub-registro, além de baixa integração e interoperabilidade.

Causa 5: O perfil dos profissionais de saúde voltados para a Atenção Materno Infantil ainda é, em grande parte, intervencionista e isto prejudica o cuidado adequado.

É o que mostra o estudo Mortalidade materna: causas e caminhos para o enfrentamento, divulgado no boletim de março de 2023 do IEPS – Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. O levantamento aponta, ainda, diretrizes para solucionar os problemas e garantir a redução da mortalidade materna no Brasil.

Saiba mais sobre a pesquisa