JUSBarômetroSP – Violência contra a Mulher, 2ª ed. (Apamagis, Ipespe, 2021)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

Para 88% das mulheres que vivem no estado de São Paulo,  a violência doméstica contra elas aumentou nos últimos quatro anos.

43% já viram ou tomaram conhecimento de mulheres próximas que foram ameaçadas com agressões físicas. Desse total, tais situações foram mencionadas principalmente por mulheres negras (57%)

E, ainda, apenas 29% das vítimas procuram ajuda. O medo é o principal fator para não denunciar o agressor, conforme apontam 73% das entrevistadas, por ainda se sentirem desprotegidas para procurar ajuda de órgãos oficiais.

A constatação do avanço da violência contra as mulheres e a preocupação com o tema estão presentes na 2° edição do Jusbarômetro SP – Barômetro da Justiça de São Paulo – Violência contra a Mulher, encomendado pela Apamagis (Associação Paulista de Magistrados).

O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 21 e 24 de agosto deste ano. Foram entrevistadas mil mulheres com idades acima de 18 anos em todo o estado de São Paulo.

Saiba mais sobre a pesquisa