DataSenado: Mulheres na Política (DataSenado, Observatório da Mulher contra a Violência – OMV, 2022)

Instituição/Órgão
/
Âmbito
Ano

A percepção da maioria dos candidatos (78%) é de que a a Lei de Cotas, sancionada em 2009, de fato ajuda a eleição de mulheres.

Quanto ao fornecimento de condições iguais de concorrência para homens e mulheres, a percepção é de que não há esta igualdade de condições para 66% dos pesquisados.

Investimento na formação de novas lideranças femininas e a presença de mais mulheres em cargos diretivos nos partidos são as medidas mais citadas para o aumento da representação feminina em cargos políticos.

São dados da pesquisa DataSenado: Mulheres na Política, realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência – OMV, em 2022.

 

A pesquisa ouviu candidatas e candidatos às eleições de 2018 e 2020 acerca dos desafios enfrentados no desempenho de suas atividades políticas. Dos dias 22 de março a 13 de abril de 2022, 2.850 candidatos, entre homens e mulheres, foram entrevistados por telefone. A lista de respondentes foi selecionada a partir do cadastro fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de acordo de cooperação técnica. Esta é a segunda edição da Pesquisa Mulheres na Política, que em sua primeira edição pesquisou candidatos das eleições de 2014 e 2016.

 

Saiba mais sobre a pesquisa