Dados do Feminicídio (CEVID – Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJR, 2021)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

69% das tentativas ou assassinatos de mulheres envolvem os ex ou companheiros atuais das vítimas.

58% dos crimes acontecem nas casas delas e são motivados pela inconformidade com o fim dos relacionamentos e por sentimentos de posse e de ciúmes.

86% dos casos, essas mulheres não contavam com Medidas Protetivas de Urgência (MPU).

Estes são dados apontados pela pesquisa Dados do Feminicídio  feita pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJRS. O levantamento analisa o perfil de vítimas e agressores envolvidos em 176 processos que tramitam na Vara Especializada de Feminicídios da Comarca da Capital.

 

 

A pesquisa se refere a processos envolvendo crimes tentados (80%) e consumados (20%) contra mulheres. A Juíza Coordenadora da CEVID-TJRS analisou os dados levantados e ressaltou que a iniciativa vai ao encontro do recém instituído Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (Decreto 10.9026/2021), que estabelece, entre outras medidas, a produção de dados e a gestão da informação entre os atores da rede de enfrentamento. A idade de vítimas e de agressores é variada. A maior parte dos autores de feminicídios são jovens adultos; 78% têm entre 18 a 43 anos. Da mesma forma, entre as mulheres, 50% estão entre 20 e 38 anos.

 

Saiba mais sobre a pesquisa