Boletim Sou da Paz Analisa – Estatísticas criminais do estado de São Paulo (Instituto Sou da Paz, 2021)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

Os registros de estupro aumentaram no estado de São Paulo em 2021, particularmente no interior (crescimento de 13,1%) e nos municípios da grande São Paulo (19,5%).

O estupros de vulneráveis teve um crescimento de 17,5% no estado: no 1º semestre de 2020 foram registradas 3.780 ocorrências de estupros de vulneráveis, enquanto nos primeiros seis meses de 2021 foram 4.441 ocorrências deste crime, que correspondem a 77% dos estupros registrados no estado.

Estes são dados reunidos no Boletim Sou da Paz Analisa – Estatísticas criminais do estado de São Paulo, do Instituto Sou da Paz. 

O documento tem uma periodicidade trimestral e, nesta edição referente ao primeiro semestre de 2021, aborda os crimes de homicídio, latrocínio, estupro, roubo (outros e de veículos), além dos homicídios e agressões contra mulheres no estado. Em relação às atividades policiais, foram analisadas as apreensões de armas e prisões realizadas no período, além da letalidade e vitimização policial. Dessa forma, as páginas a seguir trazem análises das ocorrências criminais e de atuação das policias paulistas tanto por macrorregião, como também suas taxas por 100 mil habitantes para cada um dos 10 Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, de forma a possibilitar a análise de como estes fenômenos se distribuem pelo interior do estado.

Saiba mais sobre a pesquisa