Elucidando a prevalência de estupro no Brasil a partir de diferentes bases de dados (Ipea, 2023)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

822 mil por ano, é a estimativa de número de casos de estupro no país. Equivale a dois estupros por minuto. Apenas 8,5% dos crimes são registrados pela polícia e 4,2% pelo sistema de saúde.

Quanto às relações entre agressores e vítimas de estupro, notam-se quatro grupos principais: os parceiros e ex-parceiros, os familiares (sem incluir as relações entre parceiros), os amigos/conhecidos e os desconhecidos.

O estudo se baseou em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, tendo 2019 como ano de referência. De acordo com o Sinan, a maior quantidade de casos de estupro ocorre entre jovens, com o pico de idade aos 13 anos. O levantamento teve como objetivo estimar a prevalência de estupro e sua taxa de atrito nos sistemas de saúde e policial. Por isso, foi analisado inicialmente diferentes bases de dados com cobertura nacional sobre o fenômeno no Brasil.

 

Saiba mais sobre a pesquisa