Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Universidade Federal do Ceará/Instituto Maria da Penha, 2016)

Instituição/Órgão
Âmbito
Ano

27% de todas as mulheres com idades entre 15 – 49 anos já foram vítimas de violência doméstica ao longo da vida, ou seja, quase 30% das mulheres das capitais da região Nordeste nesse faixa de idade.

As estatísticas de violência física trazem os seguintes dados: 17, 27% das mulheres nordestinas foram agredidas pelo menos uma vez ao longo da vida.

A prevalência de violência sexual ao longo da vida de 7, 13%.

Quanto ao agressor de violência emocional, a maior incidência é do parceiro atual em 45,29% dos casos; de violência física é o ex-companheiro com 48,28% e violência sexual também é o ex-parceiro em 46,31% dos registros.

São dados do relatório Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizado pela Universidade Federal do Ceará e Instituto Maria da Penha, em 2016. A amostra de PCSVDFMulher é quantitativa, probabilística, e representativa das mulheres com idade no intervalo de 15 a 50 anos e moradoras das capitais dos estados do Nordeste brasileiro.

 

 

 

Saiba mais sobre a pesquisa