Boletim Sou da Paz Analisa sobre estupros (Instituto Sou da Paz, 2017)

Instituição/Orgão: Âmbito:: Ano:

Sobre estupro em São Paulo

– Os registros de estupros aumentaram 10,3% em todo estado de São Paulo em 2017, sendo o único crime violento que cresceu no período analisado pelo levantamento. A região da Grande São Paulo teve um destaque negativo no período, com um aumento de 22,5% nos registros;

– Quase 7 em cada 10 estupros registrados no estado foram contra vulneráveis, ou seja, “menores de 14 anos ou pessoas cujas condições de saúde as impedem de discernir ou resistir ao ato sexual”, conforme define o boletim;

– Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação sobre 2.486 vítimas de estupro contabilizadas na capital paulista apontam que o sexo feminino abrangeu 87% das vítimas. Na cidade, 6 em cada 10 estupros ocorreram residências segundo os dados disponíveis. Mais da metade das vítimas dos crimes registrados eram brancas, ao passo que vítimas negras somaram 41,6% do total.

Sobre o levantamento

O Instituto Sou da Paz analisa as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP) em relação aos crimes registrados, atividade das polícias e letalidade policial no trimestre desde 2012, consolidando boletins a cada três meses, buscando construir um panorama da segurança pública no estado.

Esta edição, lançada em maio de 2018, avaliou estatísticas de todos os meses de 2017 divulgadas pela SSP/SP, além de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) sobre o perfil das vítimas de violência sexual e dinâmicas criminais das ocorrências registradas na capital. O boletim alerta que “devido aos altos índices de subnotificação de crimes sexuais, não é possível precisar se há mais estupros de vulneráveis ou se vítimas adultas notificam menos os estupros sofridos em determinadas áreas, ou, ainda, se casos envolvendo vítimas menores de 14 anos – muitas vezes, violentadas por familiares – são menos reportados em outras localidades, como bairros de classe média e média alta”.

Saiba mais:

Estupro foi o único crime violento que cresceu em SP em 2017, revela Sou da Paz

 

Faça o Download da pesquisa completa
    Temas