Créditos

Dossiê Feminicídio #InvisibilidadeMata

Nomear o problema – o feminicídio – é certamente um passo fundamental, mas é preciso conhecer sua dimensão e desnaturalizar práticas, enraizadas nas relações pessoais e instituições, que colaboram para a perpetuação da violência contra as mulheres até o desfecho fatal.

Para contribuir nesta frente, o Dossiê Feminicídio #InvisibilidadeMata busca elencar e debater perguntas essenciais que precisam ser respondidas com urgência: O que é feminicídio? Como e por que morrem as mulheres? Por que mulheres negras morrem mais? Qual é a real dimensão do problema no Brasil? Como evitar ‘mortes anunciadas’? Além da violência doméstica e familiar, quais outras violências estão por trás desses assassinatos? Qual é a relação entre a violência contra as mulheres e outros contextos de insegurança pública? O Estado, por ação direta ou omissão, colabora para a ocorrência desses crimes? Como enfrentar esse problema nas diferentes realidades em que vivem as mulheres em um país extenso e diverso como o Brasil?
Para debater estas e outras questões de modo objetivo, porém sem perder a profundidade que o tema demanda, foram consultadas diversas pesquisas, dados, documentos e legislações de referência. Também foram entrevistadas dezenas de especialistas de todas as regiões do país – pesquisadoras, operadores do Direito, profissionais que atendem vítimas e agressores, gestores, peritos, delegados, ativistas feministas, antirracistas e que defendem direitos de mulheres lésbicas, bis e transexuais, e outros.

O resultado foi sistematizado em uma plataforma interativa para acesso via internet, com conteúdos organizados para garantir a autonomia de quem acessa o Dossiê, seja para consultas específicas ou para saber mais sobre o tema de um modo geral. Procurando dar autonomia também para o uso das informações, todo o conteúdo está sob uma licença Creative Commons que permite a livre reprodução, desde que citada a fonte.

O Dossiê Feminicídio é, assim, uma ferramenta de suporte para que jornalistas, comunicadoras, pesquisadoras, ativistas e interessados em geral possam pautar e debater questões fundamentais, cobrar direitos e desconstruir discriminações, contribuindo para evitar que mortes anunciadas sigam acontecendo sem provocar impacto na opinião pública e nem respostas satisfatórias das instituições do Estado.

Realização
Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos

Apoio
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Por meio do Projeto “Ampliação, contextualização e aprofundamento do debate público sobre as formas mais graves e extremas de violência de gênero: a violência sexual contra as mulheres e o feminicídio”.

Parceria
Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha

Direção do Instituto Patrícia Galvão
Jacira Melo (diretora executiva)
Marília Kayano (vice-diretora executiva)

Coordenação editorial do Dossiê Feminicídio
Marisa Sanematsu (diretora de conteúdos e editora-chefe do Instituto Patrícia Galvão)
Débora Prado (editora-executiva e de projetos especiais)

Concepção de comunicação digital e conteúdos
Débora Prado

Conteúdos
Débora Prado
Luciana Araújo
Marisa Sanematsu

Coordenação do banco de pesquisas
Marisa Sanematsu

Coordenação do banco de fontes
Géssica Brandino

Infografia
Tainah Fernandes

Projeto gráfico e desenvolvimento web
42i – produtora digital

Web
Christopher Rocha e Duds Saldanha: Conceituação e layouts
Lígia Wang: Ilustrações
Leonardo Araújo: Programação frontend
Tales Cione e Leonardo Oliveira: Programação backend

Vídeo
Roteiro: Duds Saldanha e Christopher Rocha
Composições e animação: Christopher Rocha
Ilustrações: Lígia Wang
* As frases em destaque são de especialistas entrevistadas para este Dossiê.